Desde a criação do IM-UFRRJ em 2006, diversos projetos de pesquisa sobre a História da Baixada Fluminense vêm sendo realizados, gerando tanto trabalhos autorais quanto instrumentos de pesquisa voltados ao fomento de novas investigações. Esses instrumentos são gerados tanto por pesquisadores do Instituto quanto por colaboradores externos.
A Fábrica Nacional de Motores (FNM), conhecida popularmente como “FeNeMê”, foi uma empresa estatal brasileira concebida para produzir motores aeronáuticos e que acabou por ampliar a sua atuação para a fabricação de caminhões e automóveis, atividade pela qual se tornou mais conhecida. O arquivo é um compilado de documentos relativos à administração e aos trabalhadores da empresa.
O arquivo é composto por notícias de jornais sobre a empresa Bayer (em alemão), fotos dos empregados em reuniões sindicais e declarações manuscritas de apoio dos funcionários à luta dos trabalhadores na greve de 1989.
O arquivo reúne fotos, matérias de jornais, reportagens, mapa e documentos diversos referentes à política e transformação da cidade de Mesquita desde 1931.
A coleção reúne as monografias sobre história da Baixada Fluminense produzidas pelos alunos do curso de Licenciatura em História do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Programa de Memória dos Movimentos Sociais. Pesquisadores vinculados ao CEDIM-IM-UFRRJ participaram do projeto “Movimentos Sociais e Esfera Pública: impactos e desafios da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas governamentais”, realizado a partir de uma parceria do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE – UFRJ) com a Secretaria Geral da Presidência da República e contou com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
A coleção reúne livros de escrituras de compra e venda, posse de bens e cartas de alforria de habitantes da antiga Vila de Iguaçu, no século XIX. Produzidas entre 1834 e 1894, esta documentação agrupa dados acerca de personagens expoentes da região, como o Comendador Soares e o Barão de Tinguá. Contudo, a fonte também contempla informações sobre escravos e pequenos comerciantes, especialmente nos distritos que compuseram o que atualmente é o município de Nova Iguaçu.
Postado em 24/06/2021 - 10:43 - Atualizado em 03/08/2021 - 22:21
Comércio e Indústria na Baixada Fluminense (1920-1950)
Monografias do curso de História IM/UFRRJ sobre a Baixada Fluminense
Movimentos Sociais e Esfera Pública: impactos e desafios da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas governamentais
Centro de Referência em História da Baixada Fluminense
História da Bayer
Acessibilidade