Acervos


Selecione e Filtre os acervos por áreas
“Apóstola da Baixada” – Irmã Filomena Lopes Filha (1946-1990)

Nascida em 26 de maio de 1946 município de São Miguel do Anta, Minas Gerais, Filomena Lopes Filha tornou-se religiosa consagrada pela ordem das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria, de Bonlanden. Integrou o Instituto de Educação Santo Antonio – IESA em Nova Iguaçu. Atuou na organização do bairro Itaipu em Belford Roxo. Liderou mutirões para criação de habitações, creches e postos de saúde na região. Em 07 de junho de 1990 foi sequestrada e assassinada.

Documentos da Diocese de Nova Iguaçu

A Folha (jornal litúrgico)

Publicação litúrgica semanal sem fins lucrativos da Mitra Diocesana de Nova Iguaçu referente aos anos aos anos de 1972 e 1993.

Documentos da Diocese de Nova Iguaçu

Álbuns de Personalidades Iguaçuanas

A coleção reúne fotografias de personagens da história de Nova Iguaçu publicadas nos jornais Correio da Lavoura e A Crítica.

Periódicos

Atos Oficiais da Prefeitura de Nova Iguaçu

A coleção contempla decretos e resoluções publicadas pelo poder municipal de Nova Iguaçu entre 1948 e 1988. Encadernados sob a forma de livros, o acervo encontra-se depositado junto à Secretaria Municipal de Governo de Nova Iguaçu- SEMUG, reunindo dados sobre gestores públicos, orçamentos do município, subvenções concedidas às instituições locais, solicitações de aposentadorias, aumentos salariais e etc. Dentre os registros localizados citamos a implementação de regras para fiscalizações de linhas intermunicipais, valores das passagens e limite de passageiros, etc. Destacamos que a documentação encontra-se datilografada e em bom estado de conservação para a leitura.

Documentos da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu

Boletim Diocesano da Diocese de Nova Iguaçu

Boletins diocesanos distribuídos mensalmente pela Diocese de Nova Iguaçu publicados entre 1969 e 1992. Neles constam avisos internos do dia a dia da Diocese, como aniversariantes do mês, óbitos, eventos, avisos e circulares do Bispo Diocesano.

Documentos da Diocese de Nova Iguaçu

Cadernos do Terceiro Mundo

Fundada em 1974, na Argentina, e relançada posteriormente no México (1976), em Portugal e África (1978) e também no Brasil (1980), a revista Cadernos do Terceiro Mundo nasceu sob a inspiração do debate que ganhava força, na época, sobre a necessidade de implementar o que se chamou de “Nova Ordem Informativa Internacional” (NOII), uma proposta que defendia a democratização dos meios de comunicação como pré-condição para se atingir o pleno desenvolvimento dos países periféricos. E o projeto foi viabilizado, paradoxalmente, pelo exílio de lideranças políticas e sindicais, de profissionais liberais, jornalistas, estudantes e militantes de variadas ideologias e origens, provocado pelo ciclo das ditaduras latino-americanas das décadas de 1960, 1970 e 1980. Um número importante de exilados latino-americanos veio a coincidir, naquele momento, no México, encontrando, no projeto de Cadernos do Terceiro Mundo, um instrumento para fortalecer a resistência aos regimes de exceção.

Periódicos

Centro de Referência em História da Baixada Fluminense

Desde a criação do IM-UFRRJ em 2006, diversos projetos de pesquisa sobre a História da Baixada Fluminense vêm sendo realizados, gerando tanto trabalhos autorais quanto instrumentos de pesquisa voltados ao fomento de novas investigações. Esses instrumentos são gerados tanto por pesquisadores do Instituto quanto por colaboradores externos.

História da Baixada Fluminense

Centro de Referência em História do Trabalho

Disponibiliza instrumentos de pesquisa relacionados à História do Trabalho. Resultado de projeto realizado com apoio da FAPERJ por meio do Edital Apoio a Instituições Sediadas no Estado Rio de Janeiro, 2013. 

História do Trabalho e dos Trabalhadores/as

Comunidades Eclesiais de Base (CEBS)

Documentação variada relacionada às Comunidades Eclesiásticas de Base, de atas de Encontros Interdiocesanos, cartas e comunicados. Contém documentos tanto de atuação na Baixada Fluminense quanto em nível nacional. 

Documentos da Diocese de Nova Iguaçu

Correio da Lavoura

Correio da Lavoura é o jornal mais antigo de Nova Iguaçu (RJ) ainda em circulação. Fundado em 22 de março de 1917 por Silvino Hipólito de Azeredo, tem periodicidade semanal. O seu atual editor-chefe é Robinson Belém de Azeredo, neto do fundador. 
É importante ressaltar que a coleção de 1917 a 1950 está disponível para consulta online. A partir de 1951, o jornal está disponível para consulta, sob agendamento, nas dependências do CEDIM.

Periódicos

Das terras de Mutambó ao Município de Mesquita

A coleção é composta por 16 entrevistas realizadas por Maria Fátima de Souza Silva sobre o processo de emancipação de Mesquita, município da Baixada Fluminense.

Entrevistas

Depoimentos concedidos ao Grupo Centenário – Santo Aleixo (1992)

O Grupo Centenário foi formado para celebrar os cem anos de criação do distrito de Santo Aleixo, em 1992. Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo grupo, destaca-se a série de entrevistas realizadas com antigos moradores da localidade. Na ocasião, estes depoimentos não foram gravados. As informações foram anotadas e posteriormente consolidadas por temas. Acervo disponibilizado pelo pesquisador Ademir Calixto (membro do Grupo Centenário e um dos responsáveis pela consolidação das informações prestadas pelos entrevistados).

Entrevistas

Desenvolvimento, Trabalho e Cidadania no Estado do Rio de Janeiro – As Experiências da Baixada e do Sul Fluminense

Conjunto de depoimentos de personalidades representativas de diversos aspectos da sociedade na Baixada Fluminense.

Entrevistas

Dossiê Dom Adriano Mandarino Hypólito

Conjunto de 13 pastas de documentos sobre a atuação de Dom Adriano Mandarino Hypólito como Bispo de Nova Iguaçu (1966-1994). A maior parte dos documentos se relacionam com o sequestro do bispo por agentes da Ditadura Militar.

Documentos da Diocese de Nova Iguaçu

Exposição Fotográfica Trabalho e Trabalhadores no Brasil

Conjunto de 120 fotografias selecionadas para projeto realizado em 2006 com apoio institucional do Ministério do Trabalho e Emprego e financiamento da Petrobras. A Exposição Fotográfica Trabalho e Trabalhadores no Brasil foi realizada sob curadoria de Alexandre Fortes (IM-UFRRJ), Paulo Fontes (CPDOC-FGV) e Mônica de Almeida Kornis (CPDOC-FGV). A seleção das fotografias foi realizada a partir do trabalho de uma equipe de pesquisadores que identificou cerca de quatro mil fotografias em acervos públicos, institucionais e pessoais de todas as regiões do país. O suporte desenvolvido especialmente para a exposição foi projetado pela empresa Brasil Arquitetura. A exposição percorreu espaços culturais de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, sob a coordenação de Fernanda Pitta.

História do Trabalho e dos Trabalhadores/as

Fábrica Nacional de Motores

A Fábrica Nacional de Motores (FNM), conhecida popularmente como “FeNeMê”, foi uma empresa estatal brasileira concebida para produzir motores aeronáuticos e que acabou por ampliar a sua atuação para a fabricação de caminhões e automóveis, atividade pela qual se tornou mais conhecida. O arquivo é um compilado de documentos relativos à administração e aos trabalhadores da empresa.

História da Baixada Fluminense

Fundação Paulo Fey

Documentação variada relacionada à Fundação Paulo Fey,ligado à Diocese de Nova Iguaçu, como atas de reuniões e documentos não especificados.

Documentos da Diocese de Nova Iguaçu

Fundo Padre Agostinho Pretto

Documentação de uma das principais lideranças da Pastoral Operária Católica em Nova Iguaçu e nacional.

Documentos da Diocese de Nova Iguaçu

Fundo Padre Valdir Ros

Conjunto de documentos (oficiais e pessoais) feitos e recebidos pelo Padre Valdir Ros, durante a década de 1980.

Documentos da Diocese de Nova Iguaçu

Greve da Bayer – Belford Roxo – 1989

As entrevistas retratam a atuação da categoria dos químicos na Bayer S/A em Belford Roxo, nos anos 1980, que culminou na realização da greve de 1989.

Entrevistas



Skip to content