A coleção reúne fotografias de personagens da história de Nova Iguaçu publicadas nos jornais Correio da Lavoura e A Crítica.
Fundada em 1974, na Argentina, e relançada posteriormente no México (1976), em Portugal e África (1978) e também no Brasil (1980), a revista Cadernos do Terceiro Mundo nasceu sob a inspiração do debate que ganhava força, na época, sobre a necessidade de implementar o que se chamou de “Nova Ordem Informativa Internacional” (NOII), uma proposta que defendia a democratização dos meios de comunicação como pré-condição para se atingir o pleno desenvolvimento dos países periféricos. E o projeto foi viabilizado, paradoxalmente, pelo exílio de lideranças políticas e sindicais, de profissionais liberais, jornalistas, estudantes e militantes de variadas ideologias e origens, provocado pelo ciclo das ditaduras latino-americanas das décadas de 1960, 1970 e 1980. Um número importante de exilados latino-americanos veio a coincidir, naquele momento, no México, encontrando, no projeto de Cadernos do Terceiro Mundo, um instrumento para fortalecer a resistência aos regimes de exceção.
Correio da Lavoura é o jornal mais antigo de Nova Iguaçu (RJ) ainda em circulação. Fundado em 22 de março de 1917 por Silvino Hipólito de Azeredo, tem periodicidade semanal. O seu atual editor-chefe é Robinson Belém de Azeredo, neto do fundador. É importante ressaltar que a coleção de 1917 a 1950 está disponível para consulta online. A partir de 1951, o jornal está disponível para consulta, sob agendamento, nas dependências do CEDIM.
O “Jornal da Baixada” circulou entre os anos de 1979 e 1980. Era um periódico autointitulado como “Pobre, Atrevido e Independente”, que nasceu do esforço de moradores e trabalhadores da Baixada Fluminense com a colaboração de um grupo de jornalistas e militantes de esquerda.
Composta por trinta e uma edições, a coleção Revista Iguaçu-News reúne notícias sobre os meios empresarial e político, bem como a respeito de festividades e associações locais. Esta revista circulou mensalmente entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Com aproximadamente vinte páginas, sua composição gráfica contempla imagens e textos de forma bem estruturada. Os exemplares digitalizados encontram-se em bom estado de conservação.
Postado em 24/06/2021 - 11:21 - Atualizado em 03/08/2021 - 22:20
Jornal da Baixada (JOB)
Correio da Lavoura
Cadernos do Terceiro Mundo
Álbuns de Personalidades Iguaçuanas
Acessibilidade